Desenho de Arquitetura
DE
DESENHO DE ARQUITETURA.
Robson Oggioni.
Rio de Janeiro.
INTRODUÇÃO.
Este opúsculo tem como objetivo fornecer orientações, baseadas nas experiências de estudo das representações gráficas, na prática profissional desempenhada e no ensino direto a alunos, para a compreensão e realização técnica corretas, utilizada no Desenho Arquitetônico.
Ao disponibilizar, de maneira objetiva, respostas às indagações mais constantes na confecção de documentos (desenhos) utilizados em peças arquitetônicas, e visando facilitar o entendimento, a criação e a execução do desenho arquitetônico, regulados por normatizações e legislações específicas, são fundamentais para a consecução da representação gráfica (desenho).
São tópicos que envolvem os processos executivos, desde os iniciais até a apresentação final, do projeto idealizado, obedecendo a exigências formuladas quanto às variáveis que estão embutidas nas requisições requeridas para a edificação final.
1 - DEFINIÇÕES BÁSICAS DE ARQUITETURA E URBANISMO.
1.1 ARQUITETURA. [do latim architecture] S.f – Arte de criar espaços habitacionais humanos, orientados e animados por meios do agenciamento urbano, da edificação e documentação descritiva do projeto pensado.
1.2 URBANISMO.
Urbe = (do latim) “cidade” e Ismo = (sufixo grego). Prática, escola, estudo, etc.
Urbanismo é o conjunto da ciência, da técnica e da arte de dispor, arrumar, ocupar os espaços, os aglomerados humanos objetivando o atendimento da melhoria das condições de vida, tendo em vista as funções de habitar, trabalhar, circular e lazer.
1.3 ORIGENS DAS CIDADES.
A pré-história não conheceu a cidade, apenas cavernas ou choupanas, dispersas e pertencentes a um só clã, que não eram fixas e mudavam de lugar com a escassez da caça