contabilidade
Balanço patrimonial:É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.
Balanço:É um quadro (mapa, gráfico, etc.) onde é demonstrada a situação econômica/ financeira da empresa ou entidade numa determinada data. Comumente diz-se que se trata da radiografia estática num determinado instante do patrimônio de uma empresa ou entidade. O balanço avalia a riqueza, isto é, o valor da empresa, mas não demonstra o seu resultado, apenas o apresenta em valor total, sendo a sua demonstração feita num outro documento chamado demonstração de resultados. O balanço é composto por duas partes, que se encontram sempre em equilíbrio.O ativo é igual ao passivo mais o patrimônio líquido.
Capacidade de produção:Está diretamente relacionada à utilização que se faz da estrutura de produção da empresa. Dessa forma, no caso de empresas multiprodutoras, haverá tantos níveis de atividade (que são partições da capacidade total) quantas forem às combinações possíveis do "mix" de produtos (pois cada um dos bens ou serviços gerados utiliza, de forma mais ou menos diferenciada, os meios de produção disponíveis). Por outro lado, a unificação da produção permitirá a definição de capacidades individualizadas e homogêneas para as diversas operações realizadas por uma empresa ou entidade, o que facilitará e/ou viabilizará as análises gerais, específicas e comparativas de desempenho entre as unidades produtivas.
Classificação das contas:As contas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Entretanto, aqui nos interessa classificar em dois grupos: Patrimoniais (ativo e passivo) e as de resultado (receitas, custos e despesas).
Conta:É o nome técnico dos componentes do balanço patrimonial, compreendidos por bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido, bem como pelos