Desenho auxiliado por computador
DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR
Angélica Oliveira Fabrício Ruas Natália Regina Patrícia Nogueira Welighton Soares
Engenharia de Produção 9º Período – Pitágoras – Betim
CAD é a sigla de Computer Aided Design, ou projeto auxiliado por computador. Corresponde a execução da atividade de projetar, através da criação, manipulação e representação de modelos e projetos utilizando computadores e periféricos. O sistema CAD envolve todas as atividades relacionadas com a concepção do produto, ou seja, o desenvolvimento de inúmeras variantes e configurações, ou detalhamento desta concepção, incluindo com a documentação técnica do produto, desenhos e relatórios descritivos.
CAD - desenho assistido por computador O uso de programas de computador e sistemas para projetar modelos detalhados duas ou três dimensões de objetos físicos, tais como peças mecânicas, edifícios e moléculas.
As primeiras gerações de imagens gráficas surgiram timidamente na década de 50. Porém, devido ao custo extremamente elevado dos equipamentos, sua aplicação ficou reduzida à indústria aeronáutica, onde o custo do produto final justificava o investimento. O CAD é uma tecnologia relativamente nova e somente tornou-se uma ferramenta fundamental na engenharia nos anos 80. O uso dessa tecnologia revolucionou as práticas normais dos projetistas na indústria.
A origem do CAD corresponde a uma série de projetos independentes (1956-1959) que começaram nos anos 50 com o projeto APT no M.I.T. APT significa “Ferramentas de Programação Automática”, e tinha o intuito de ser usado para representar as formas geométricas de peças em máquinas de comando numérico desempenhando operações de alta precisão. Um outro projeto foi capaz de conectar as capacidades de exibição do CRT, com habilidades computacionais do computador, e o processo interativo possível com a caneta de luz para criar um sistema de desenho de peças mecânicas. O objetivo deste projeto era desenvolver um