DESENHO ARQUITET NICO 2013 PDF
2196 palavras
9 páginas
O desenho arquitetônico têm a função de orientar profissionais e/ou leigos, facilitando a leitura das construções a serem executadas. São trabalhados2 tipos de desenhos: •Desenho Técnico – utilizado no desenvolvimento de obras e análise da prefeitura.
• Desenho Layout – desenho comercial voltado para o público, bem mais fácil de entender.
A necessidade primitiva e inata de todos os animais de buscarem um abrigo não foi diferente no homem. A chuva, o vento, o frio, os predadores fizeram com que os primeiros homens buscassem abrigos seguros. Era o instinto de conservação que os compelia a essa busca.
A medida que o homem evoluiu, suas construções, além de serem locais de refúgio, passaram a ser também lugares onde ele tem o prazer de estar. A sua preocupação não se restringia em apenas se proteger, ele queria estar em local ao mesmo tempo seguro, agradável e belo. Suas emoções não se limitava apenas à proteção, mas também ao prazer e a sua religiosidade. Buscavam homenagear seus mortos e reverenciavam suas divindades.
Nesta busca incessante, nesta inquietude humana, concluímos que a
Arquitetura, como a arte de edificar, é, ao mesmo tempo, uma ciência dinâmica e ilimitada em sua capacidade criadora, que aliou as necessidades fundamentais do homem:
a)Física: de abrigo;
b)Emocionais: de segurança e proteção;
c)Estéticas: de beleza e funcionalidade.
O sistema de padronização é o alicerce para garantir a qualidade de um projeto. Para facilitar a compreensão do projeto em nível nacional, todos os componentes que envolvem o desenho de arquitetura e engenharia são padronizados e normalizados em todo o país. Para isto existem normas específicas para cada elemento do projeto, assim como: caligrafia, formato do papel e outros.
As Normas Brasileiras de Desenho Técnico estabelecem como padrão a série “A”. Sempre partindo do formato A0.
A0
A3
A1
A2
1.189mm
841mm
A4
•Cercadura: é a margem em linha fina, que limita o corte da prancha ou do formato do papel
utilizado.