Desenho aplicado
ENGEHARIA CIVIL / DESENHO APLICADO II
JULIO CESAR ANDRADE FILHO
GLOSSÁRIO NA ÁREA DE EXECUÇÃO DE COBERTURAS
GOIANIA, 2013.
INTRODUÇÃO
Água
Superfície plana inclinada de um telhado.
Beiral
Parte do telhado fora do alinhamento da parede.
Cumeeira
Aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas,geralmente localizada na parte mais alta do telhado.
Espigão
Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam o ângulo saliente, isto é, o espigão é um divisor de águas.
Rufo
Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.
- Rincão: aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, isto é, o rincão é um captador de águas (também conhecido como água furtada.
Tesoura: é um tipo de estrutura em treliça, biapoiada, triangular, bastante utilizada no Brasil como apoio de telhados. É normalmente construída em madeira ou perfis de aço.
Caibro: é um elemento componente do madeiramento do telhado, ficando localizado sobre as terças e abaixo das ripas[1]. Atua no sentido longitudinal da queda d'água do telhado.
Na região nordeste do Brasil a seção transversal mais utilizada na confecção das madeiras para um caibro é de 3,5cm x 7,0cm. Outra seção, sine quae non, para que uma madeira seja chamada de caibro é o seu comprimento, o qual deve ser de no minimo do tamanho de uma telha qualquer.
Age juntamente com as ripas na distribuição das cargas sobre todo o madeiramento.
Pendural: é a peça estratégica da tesoura e serve para segurar a linha para que ela não fique abaulada. Cuidado! algumas pessoas pensam que o Pendural serve para apoiar as Empenas mas é justamente o contrário: O Pendural é que se apoia nas Empenas, isto é, o Pendural é que fica pendurado nas Empenas, enquanto que a Linha fica pendurada no Pendural.
Diagonal: é também uma peça estratégica da tesoura, serve para segurar as terças e deve ficar