Desdobramento da função qualidade
Todas as empresas que competem na base da qualidade precisam atualizar periodicamente seus produtos, processos e serviços. O comprometimento com a qualidade no nível mais alto da administração ajuda a incorporar qualidade na elaboração do projeto e assegura boas relações e comunicações entre os vários grupos e áreas funcionais envolvidas.
Projetar incorporando a satisfação do cliente aos produtos e serviço contribui enormemente para o sucesso competitivo, o processamento do projeto freqüentemente envolve inovações tecnológicas em resposta ou antecipação a requisitos de mercado em mutação, ou a tendência em tecnologia.
A casa da qualidade é a estrutura de abordagem para o gerenciamento de projeto conhecido como desdobramento da função qualidade ou QFD, ela provê ordenação ao ciclo de projeto e desenvolvimento, que é orientado preferencialmente pelas necessidades do cliente e não pela inovação em tecnologia.
2. DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE
O QFD (Desdobramento da Função Qualidade) é uma das ferramentas da qualidade que foi criada na década de 60 pelo japonês Yoji Akao e que tem como objetivo principal permitir que a equipe de desenvolvimento do produto incorpore as reais necessidades do cliente em seus projetos de melhoria.
A primeira indústria a aplicá-lo foi a Mitsubishi Heavy em 1972, em 1983 o método chega aos EUA sendo amplamente divulgado a partir dos anos 80. As pioneiras americanas a adotar o método foram a Ford e a Xerox.
O desdobramento da função qualidade- QFD – é um sistema para projetar um produto ou serviço, baseado nas exigências do cliente, como a participação de membros de todas as funções da organização do fornecedor, as atividades incluídas no QFD são:
1. Pesquisa de mercado
2. Pesquisa básica
3. Invenção
4. Concepção
5. Teste de protótipo
6. Teste de produto final ou do serviço
7. Serviço pós-venda e solução de problemas
Estas são executadas por pessoas com diferentes habilidades em um