Descrição do filme “Um amor para recordar” com aplicação do “Mito da Caverna”, de Platão
(Padre Professor Eduardo Zanon)
THAINÁ LEITE DOS SANTOS
Descrição do filme “Um amor para recordar” com aplicação do “Mito da
Caverna”, de Platão
O filme “Um amor para recordar” é um drama romântico, que se passa nos anos 90, na cidade de Beaufort na Carolina do Norte. É uma história baseada, em fatos vivenciados pelo escritor Nicholas Sparks, escritor do livro “Um amor para recordar”. Apresenta algumas confusões da vida, misturado com a necessidade enorme de ajudar o próximo. Fazendo com que haja certa reflexão sobre a vida, assim como o mito da caverna. Ele não constrói aquele cenário meloso, como de costume dos romances, da busca do amor perfeito, como se o mundo não existisse, pelo contrário, mostra um jeito normal e bem medido de se amar junto com uma vontade imensa de viver.
O filme é uma narrativa de Landon Carter, um adolescente de 17 anos; É um daqueles rapazes popular, irresponsável, filho de pais separados, está sempre se metendo em confusões, estuda seu ultimo ano na escola High Beaufort, temperamental, e pensava ter o mundo em seus pés. Jamie Sullivan é filha do reverendo, gentil com todos, estava sempre usando um suéter azul e uma bíblia nas mãos, com seu jeito meigo, sem se importar com bens materiais ou com coisas fúteis.
Em algumas partes do filme, é possível ver certa relação das atitudes de Landon com o mito da caverna, de Platão. Uma relação de Landon com sua hipocrisia, sua vaidade, perda de valores, como se ele estivesse acabado de sair da caverna, e estava “cego” pelo excesso de luz, como se este vivesse em uma caverna fantasiosa o tempo todo.
A narrativa se inicia quando Landon e seus amigos propõe para Clay Gephardt um encontro na fábrica de cimento, para que ele possa subir e pular de uma ponte, em um reservatório de água; a fim de aceitar a proposta e entrar para a “turma”, pois assim ele iria provar sua coragem.
Mas, o inesperado acontece naquela noite devido à