Descritivo de esperiencia docente
PROFESSORA ORIENTADORA: REGINA DAS GRAÇAS FIGUEREDO GODINHO DREHMER
CURSO: HISTÓRIA TURMA: HID08
BALNEÁRIO CAMBORIÚ. 17 DE OUTUBRO DE 2012
Trabalho com educação há 19 anos, iniciei em 1994. Minha prática mudou ao longo desse tempo. As primeiras aulas eram puramente expositivas, mas, com o passar do tempo, passei a usar a metodologia de debates sobre os conteúdos ministrados, mesclando aulas expositivas com muitas interrogações, a fim de fazer com que alunos e as alunas refletissem sobre os temas históricos abordados. Portanto, a área do conhecimento com a qual venho trabalhando todo esse tempo é história. Todavia, lecionei também geografia, ensino religioso e sociologia.
Minha atuação em sala de aula tem como ferramenta principal o uso de problemáticas, isto é, levantar questionamentos para despertar nos alunos e nas alunas dúvidas Lecionando história, inclusive, recorro a Nietzsche para construir contextos nos quais não exista uma verdade absoluta.
Nietzsche é categórico ao afirmar que todo pensamento parte de um olhar específico, parcial. Nenhum “conhecimento” pode dar conta de toda a experiência... Um conhecimento que se sabe perspectivo afirma sua incompletude, estando, assim, forçado a aceitar a existência de outras perspectivas. Devido a esta incompletude e parcialidade, temos que a busca pelo maior número de perspectivas se torna algo desejável, pois cada visão enriquecerá a abordagem. É preciso “saber utilizar em prol do conhecimento a diversidade de perspectivas e interpretações afetivas”.
Durante esses 19 anos, lecionei, em quase sua totalidade, na Educação de Jovens e Adultos e pouco tempo no Ensino Fundamental e Médio do ensino dito “normal”. Uma de minhas melhores experiências como professor foi quando trabalhei em conjunto com demais professores em um projeto desenvolvido especificamente para EJA. Nele estabelecíamos temas e conteúdo