Descolonização portuguesa
Texto: O processo de descolonização de Angola do «25 de Abril» ao «Alvor»
Pedro Pezarat Correia
Plano de Trabalho
● ● ● ● ● ● ● ●
Introdução Conceito: colonização/descolonização Angola, a «Jóia da Coroa» Situação militar 3 aspetos fundamentais para a Descolonização Os atores e intervenientes em Angola Independências Conscencialização dos portugueses
(testemunho)
Colonização
"A Nação Portuguesa compreende, além da comunidade inicial, outras comunidades constituidas por erradiação da metrópole em territórios dispersos pelo Mundo, mas tambem sujeitos à soberania exercida pelo seu governo - são as colónias." Marcelo Caetano
Descolonização
"O início da descolonização dá-se numa determinada colónia, ou num conjunto de colónias com afinidades regionais e sujeitas à mesma potencia colonial, quando se começa a manifestar o desejo de independência dos povos colonizados, resultado da acumulação de diversas reivindicações."
Reivindicações
A primeira reivindicação da sociedade colonizada é paz e justiça. Depois a igualdade dos indivíduos e por fim a autonomia. O somatório destas aspirações conduz ideologicamente ao desejo de independência.
A «Jóia da Coroa»
● Objetivo português: Era necessário salvar Angola no sentido da formação de um Estado, como o Brasil, no Continente Africano.
António de Spínola
● Só seremos capazes de manter um domínio branco em Angola e Moçambique, que é um objetivo nacaional, se o povoamento branco for em ritmo que acompanhe e ultrapasse ligeiramente, pelo menos, a produção de negros evoluídos.
Vinício de Sousa
A «Jóia da Coroa»
● E foram vítimas, (...) explorados, logrados e manipulados por um poder, que os utilizou como agentes de um política já então sem futuro, porque já condenada pelo processo histórico.
Situação Militar
Não é por dispor ou não, neste ou naquele momento, de superioridade armada, que a luta é mais ou menos legítima. A sua arma é outra, é a da razão. E da razão dos