DESCOLONIZA O Da INDONESIA
A descolonização no continente asiático tomou diferentes formas nos diferentes países. Nós pretendemos fazer uma análise de como decorreu este processo na Indonésia. Esta que percorreu um longo e penoso caminho para se livrar do domínio colonial da Holanda. Ao longo do trabalho veremos os principais movimentos nacionalistas, seus líderes e as pretensões destes movimentos que em confronto com as ideias holandesas deram início a conflitos que geraram violência e como consequência o reconhecimento da independência da Indonésia pelo Reino dos países baixos e a Holanda em Dezembro de 1949.
Objectivos:
Geral
Compreender o processo de descolonização da Indonésia.
Específicos:
Definir o conceito de descolonização;
Mencionar os principais movimentos nacionalistas;
Identificar os líderes nacionalistas indonésios;
1. Descolonização da Indonésia
1.1. Localização geográfica
Segundo o site WIKIPEDIA Indonésia, oficialmente República da Indonésia, é um país localizado entre o Sudeste Asiático e a Austrália, sendo o maior arquipélago do mundo, composto pelas Ilhas de Sonda, a metade ocidental da Nova Guiné e compreendendo no total 17 508 ilhas. Por ser um arquipélago, tem fronteiras terrestres com Malásia (na ilha de Bornéu), Timor-Leste (na ilha do Timor) e Papua-Nova Guiné (na Nova Guiné); e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes (Ásia e Oceania) faz da Indonésia uma nação transcontinental.
1.2. Descolonização
De acordo com ADV Descolonização é o nome genérico dado ao processo pelo qual uma ou várias colônias adquiriram ou recuperaram a sua independência, geralmente por acordo entre a potência colonial e um partido político ou movimento de libertação.
1.2.1. Antecedentes
Colonialismo através das Companhias das Índias entre Séculos XV e XIX;
Imperialismo a partir do final do Século XIX;
Ocupação japonesa em 1942;
1.2.2. Causas
Movimentos