descobrimento do brasil
O descobrimento do Brasil
Este grande acontecimento teve inicio depois que Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para as índias, o rei de Portugal, D. Manuel, resolveu mandar ao Oriente uma esquadra poderosa para estabelecer relações comerciais com as índias e fundar um império colonial. Para comandar essa esquadra era necessário um homem habituado com a vida da corte e que soubesse lidar com os príncipes orientais. Por isso o soberano escolheu para tão alto posto um fidalgo, Pedro Álvares Cabral.
Além de uma tripulação de 1200 homens, a esquadra, formada de 13 navios, levava vários frades franciscanos, chefiados por frei Henrique Soares, da cidade de Coimbra, e degredados, isto é, condenados que o rei enviava para as terras distantes. Também participavam da expedição grandes marinheiros, que já se haviam distinguido em viagens anteriores: Nicolau Coelho, companheiro de Vasco da Gama na expedição que descobriu o caminho para as índias, Bartolomeu Dias, o descobridor do Cabo da Boa Esperança, e seu irmão Diogo Dias.
Pedro Álvares Cabral.
A esquadra partiu de Portugal a 9 de março de 1500, mas não seguiu exatamente o caminho que Vasco da Gama havia percorrido: afastando-se muito da costa da África, os navios aproximaram-se de terra a 21 de abril. Nesse dia foram avistados ervas que os marinheiros chamam botemos e rabos-de-asno; no dia seguinte, que era uma quarta-feira, apareceram outros sinais: bandos de aves conhecidas pelo nome de fura-buchos e, à tarde, encontrou-se afinal terra, sendo visto primeiramente um monte alto e redondo, que foi chamado Pascoal.
No dia seguinte, 23 de abril, exploraram a costa próxima e encontraram um bom porto para abrigar a esquadra e que atualmente sé chama baía Cabrália. Estabeleceram-se também, por meio de sinais, as primeiras relações com os índios