descobrimento do brasil
No inicio do ano de 1500 uma grande esquadra comandada por Pedro Alvares Cabral saiu de Portugal a fim de aumentar os contratos comerciais com as Índias e confirmar suas vantagens adquiridas com o Tratado de Tordesilhas. Quando Cabral e sua esquadra apontaram em Porto Seguro a nomeou de Ilha de Vera Cruz e logo depois de Terra de Santa Cruz.
O poderio naval do Estado Português possibilitou os lusitanos conquistar e controlar as rotas mercantis do Oriente, neste contexto a colônia portuguesa foi desprezada, pelo governo português, em função dos lucros adquiridos com o comercio de especiarias. Durante as três primeiras décadas do século XVI o Brasil praticamente serviu ao reino português como local de abastecimento para os navios que seguiam para as Índias.
Em compensação alguns países europeus prestes a iniciar sua expansão ultramarina, iniciaram incursões na consta da colônia, questionando o domínio luso sobre terras que permaneciam desocupadas. A justificativa jurídica de seus questionamentos e de suas ações era o chamado utipossideti, ou seja, o direito de posse dependia da sua ocupação e exploração, com isso os portugueses fim de garantir posse do território, começou a explorar geograficamente a região e pesquisar o litoral em busca de riquezas a serem aproveitadas.
O primeiro empreendimento de exploração econômica dos portugueses foi a extração do pau-brasil, as suas propriedades faziam dela um valioso produto comercial. A extração era feita mediante uma concessão da Coroa a particulares. Os contratantes recebiam do monopólio da extração, mas em contrapartida obrigavam-se a implantar o sistema de feitorias que eram armazéns fortificados onde era guardada as madeiras a ser transportadas para a metrópole, além disso por ano deveriam mandar pelo menos 6 navios para explorar trezentas léguas do litoral.
Para assegurar o trabalho indígena n extração do pau-brasil foi utilizado o escambo que era a troca de miçangas, tecidos e