Descartes René
René Descartes, Filósofo, Cientista e Matemático, realizou diversas descobertas para a humanidade. Apesar da vida intelectual relativamente curta, trouxe uma série de benefícios para o campo da Filosofia e das Ciências Naturais e contribuiu para a Física, a Matemática, a Óptica, a Meteorologia e a Fisiologia.
Descartes proporcionou um dos grandes benefícios para a Filosofia Moderna foram os estudos na Metafísica, considerada uma das mais duradouras de suas realizações intelectuais.
Ele conseguiu resultados fantásticos, tanto na ciência natural, quanto na matemática pura, com a demarcação de seu método.
A importância de Descartes é imensa, mesmo nos dias atuais. De acordo com Aczel, Descartes elabora a máxima: “Penso, logo existo!”, onde há uma nova relação entre corpo e mente, através da teorização sobre a construção do conhecimento.
Descartes é usado diariamente, quando se localiza espacialmente um ponto, ou mesmo um móvel, no espaço. Um dos mais significativos e úteis resultados de suas várias teorizações e descobertas se baseia nas coordenadas cartesianas, muito utilizadas na atualidade.
As descobertas realizadas pelo Filósofo se fundamentam na história da humanidade, atualmente existe entre vários instrumentos tecnológicos, entre tantos, destaca-se a tecnologia aplicada no GPS[26].
De acordo com Aczel, essa tecnologia se destaca por três dimensões – altitude, longitude, e latitude, em que só foi possível através do Sistema de Coordenadas criado por Descartes. Esse método se fundamenta em um sistema de linhas paralelas que se entrecruzam em duas, três ou mais direções, o que permite descrever numericamente a posição de um ponto no espaço. Nesse caso, a posição do ponto, ou seja, um carro é detalhado em termos de sua latitude e longitude, traduzidas em seguida, numa localização de um mapa.
A invenção do Sistema de Coordenadas recebeu o nome do Filósofo, pois derivou de um projeto de Descartes,