DESCARTES_Discurso_do_método_Completo
351 palavras
2 páginas
Revisão da Literatura: Segundo Manuel Garcia Morente após a Renascença, mais especificamente depois de Descartes, o método passa por uma reformulação total. O método passa agora a ser questionado sobre sua origem, sobre os caminhos que conduzem até ele. Para obter a verdade absoluta, René Descartes eleva a razão acima da fé e propõe sua máxima: penso, logo existo. Para Capra (2003), o objetivo principal de Descartes era usar seu método para formar uma definição racional completa de todos os fenômenos naturais em um único sistema, regidos por princípios mecânicos e matemáticos, pois, Descartes aspirava construir a filosofia à imagem da matemática.
Justificativa:
René Descartes foi um visionário de seu tempo e seu livro O Discurso do Método, é considerado um dos livros clássicos da filosofia. Nele Descartes descreve um método para obter o conhecimento absoluto e a verdade absoluta. Em um dos três apêndices discutidos no livro, A Geometria, Descartes apresenta suas ideia de representação gráfica, em que a geometria é somada a álgebra, criando o plano geométrico, e a partir disso a geometria cartesiana.
A geometria cartesiana está presente até hoje em nosso cotidiano, entretanto é ensinada por outro nome: Geometria Analítica. Mesmo que suas aplicações sejam muitas, na maioria das vezes, nos passam despercebidas, pois temos o costume de associar a geometria analítica a modelos matemáticos.
Entretanto, talvez não devêssemos entendê-la somente como um modelo matemático, com cálculos e mais cálculos, mas também perceber que nosso subconsciente trabalha com ela diariamente, como por exemplo, desde procurar um livro em uma estante de biblioteca (subconsciente) até nas representações gráficas presentes na construção civil (matemático).
Sendo assim, a partir do estudo do livro O Discurso do Método foi possível analisar como a geometria de Descartes revolucionou a visão matemática de sua época e como ela ainda está inserida no meio onde vivemos.
Formação do