Desafios na gestão de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento
Esse trabalho visa analisar os desafios existentes na gestão de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em especial a implantação da Super Célula de Combustível – SCC (Fuel Cell), analisando a importância e riscos de projetos P&D, bem como as dificuldades encontradas para elaboração de seu escopo, cronograma e previsão orcamentária.
Importância de projetos de P&D
No ambito empresarial, as atividades de P&D costumam ser desenvolvidas por departamentos específicos, buscando ampliar as inovações tecnológicas para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, de forma a obterem margem competitiva, garantindo um crescimento econômico acima de suas congêneres.
No ambito governamental, vários países, entre eles o Brasil, reconhecem a importância do setor desenvolvendo programas de incentivo, visando assegurar o aumento de pesquisas e tecnologia de ponta para fazer frente à competição internacional.
Em artigo publicado em 2010, Michel Temer, ainda Presidente da Câmara dos Deputados, destacava a importância de P&D citando os casos da Petrobras e Embraer e o posicionamentos dessas empresas no cenário internacional, como reflexos de inventimentos em pesquisas feitos no passado.
Os projetos de P&D se mostram estratégicamente importantes, para governos e empresas, como forma a garantir seu sucesso através da ampliação da capacidade de inovar produtos e processos já existentes, além da criação de novos produtos.
Laruccia et al. argumentam a importância de P&D uma vez que esse é o setor ‘responsável pela geração de conhecimentos e inovação que viabilizam as iniciativas das organizações’.
Nesse contexto, o desenvolvimento da SCC vai de encontro à ‘tradição’ brasileira em pesquisa na criação de fontes de energia limpa como o etanol e biodiesel e a demanda internacional por combustíveis sustentáveis.
Embora as atuais pesquisas estejam principalmente focadas na utilização da SCC para o setor de transportes/automobilístico, é