DESAFIOS DO ADMINISTRADOR
Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, volátil e insondável a ponto de um gênio financeiro como o bilionário George Soros poder perder 600 milhões de dólares em um único dia, concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios incontestavelmente mudou e está se tornando um lugar bem amedrontador e for a de controle.
Esse novo e intrépido mundo corporativo será virtualmente irreconhecível e exigirá habilidades de sobrevivência totalmente diferentes.
A raiz do problema é que, enquanto o mundo dos negócios virou completamente de cabeça para baixo, a maioria das pessoas que o conduz ainda opera com base em concepções e formulas que foram elaboradas para lidar com uma era completamente diferentes. Isso é perfeitamente compreensível; a maioria dos “lideres” empresariais de hoje teve toda a educação formal e maior parte de suas experiências empresariais em um mundo que, deixou de existir. Em meados dos anos 90, o cenário dos negócios está cheio de combatentes de guerras frias, lutando batalhas de ontem e usando o arsenal gerencial e conceitual de anteontem.
O novo milênio já chegou e com ele, uma nova era de competitividade global na qual as praticas e fórmulas gerenciais aceitas hoje serão a receita certa para o desastre amanhã. Para que as empresas sobrevivam, os executivos terão de aprender a elaborar novas formulas para o sucesso e estabelecer metas desafiadoras.
Neste trabalho encontraremos estratégias que os executivos podem usar para promover a mescla da constante criatividade e implementação instantânea, possibilitando que suas empresas prosperem.
Os lideres organizacionais encontrarão diretrizes para criar novas fontes de lucro, descobrindo recursos ocultos, dando maior poder aos funcionários, “globalizando” as perspectivas corporativas, e muito mais.
2. “AS EMPRESAS VÃO SER DELES” (Por David Cohen)
O que podemos esperar dos futuros