DESAFIOS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O curso de Engenharia de Produção é a parte das engenharias que lida com a concepção, o projeto, o gerenciamento de sistemas produtivos sejam eles de serviços ou produtos. A sua formação permite uma visão multifuncional e versátil, uma vez que acarreta uma ampla atuação no competitivo mercado de trabalho segundo a Faculdade Independente do Nordeste.
Segundo Mario Otavio Batalha no livro Introdução a Engenharia de Produção, atualmente os sistemas de produção de bens e serviços, estão alocados por todo o mundo, compreendendo inúmeros tipos de empresas, em variados lugares, o que exige um bom sistema de logística e uma enorme capacidade de coordenação, agilidade, flexibilidade e, ao mesmo tempo, eficiência. Resultado da evolução das tecnologias de informação, as quais estão crescendo demasiadamente, sendo que, ainda há muito que surgir em questão de inovação tecnológica, o que acarretará novas formas de organizar os sistemas de produção.
A Engenharia de Produção, como qualquer outra profissão, sofre grandes desafios, que precisam ser superados de alguma forma. Os profissionais devem se preocupar com os problemas ambientais e os sistemas de regulação, aos quais estão cada vez mais preocupantes, por trazerem desafios cada vez maiores e mais drásticos. Nos dias de hoje, é visível a preocupação por parte das organizações, por uma “produção limpa” ou ecologicamente correta, o que resulta em pontos positivos.
As novas tecnologias que surgem a todo o momento asseguram uma revolução, a qual vai exigir novos modelos, formas e abordagens de sistemas de produção atualizadas e inovadoras, o que acarreta grandes desafios para a profissão.
Outro ponto importante, a qual os Engenheiros de Produção enfrentam desafios a todos os momentos, é a questão da responsabilidade social. É perceptível a necessidade de contribuir com a comunidade a qual se matem e/ou com a sociedade em geral, uma vez que para o bem estar de todos, é necessário se manter ativo