desafio
A necessidade de estruturar o processo de Treinamento e Desenvolvimento da organização, definindo as políticas, as normas e os procedimentos para o seu funcionamento, o que permitiria a contribuição de maneira efetiva para a capacitação dos empregados e a melhoria da produtividade da empresa. Esse foi um dos principais objetivos que levou a Hoterdan - Hipermercado a implantar a partir de setembro de 2014 um Plano Diretor de Treinamento, que passou a fazer parte do Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas.
Na prática, a implantação do Plano Diretor de Treinamento foi bem participativa. Primeiro se reuniram os integrantes da área de Desenvolvimento Humano e do Sistema Integrado de Gestão – SIG, para que fosse realizada a elaboração das políticas e dos procedimentos conforme as normas da ISO. Depois, realizou-se um treinamento com todos os gerentes da empresa e, por último, o plano foi posto em prática, sempre monitorando o processo conforme os parâmetros estabelecidos.
Fundada em 1989, em Santa cruz, no Estado do rio de janeiro, sob a denominação de Hortedan varejista alimentícios Ltda, a empresa realizou seus primeiros trabalhos na compra e revenda arroz e feijão , localizadas no suldeste do Brasil, executando trabalhos de revenda . A Hoterdan é uma empresa de venda de produtos varejo e atacadista.
De acordo com Marcos Végas , gerente de Desenvolvimento Humano da Hortedan alimentos atacadistas Ltda., as vendas estavão boas porém , os custos aparentemente estavão Fora do controle da empresa dificultava a comunicação e a padronização dos processos. Dessa forma, a implantação do Plano Diretor de Treinamento teve que trabalhar bastante para superar este desafio logístico. Para isso, foi criado um trabalho de desenvolvimento de lideranças denominado “Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG”. Esta iniciativa envolveu todos os gerentes da empresa e investiu no aprimoramento dos aspectos gerenciais,