desafio
5ª. Sessão
O que a equipe espera do líder
Algumas atitudes facilitadoras
Ouça mais e mande menos - O líder deverá possibilitar liberdade de expressão, mesmo porque nenhuma idéia nasce perfeita. Dê-lhe tempo para crescer, possibilitando uma gestão compartilhada.
Motive-se e motive - Partindo do ponto de vista individual, perceba, respeite e considere as diferentes necessidades dos seus colaboradores, utilizando-as para liderá-los.
Estimule - Faça com que a equipe trabalhe com autonomia, sendo, assim, responsável pelas suas atitudes, dando o máximo de si e liderando o seu próprio comportamento.
Delegue - Compartilhe responsabilidades, transmita autoridade, divida com o grupo a decisão, dando-lhe liberdade de sugestão e de ação. Portanto, atribua tarefas, responsabilidades e autoridade, desenvolvendo ao máximo as suas habilidades.
Flexibilize-se - Adapte-se às diferenças individuais dos membros da sua equipe, agindo como facilitador do processo, mas cuidado para não ser paternalista.
Favoreça a criatividade - Espírito inovador e criativo faz parte das características do indivíduo bem-sucedido. Para inovar, olhe para frente, passando da quantidade à qualidade de idéias com a utilização de brainstorming.
Trabalhe em equipe - Faz parte do comportamento humano viver socialmente. Mantenha sua equipe integrada e comprometida, pois não é mais possível trabalhar sozinho.
Feedback - Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos funcionários, orientando-os na eliminação dos seus erros, ressalte e reforce os seus acertos.
Comunique-se - Seja claro, objetivo e estimulador, ouvindo e deixando as pessoas falarem.
Busque oportunidades - Posicione-se de maneira estratégica, articulando-se para a obtenção de resultados.
Transparência total - Possibilite a qualidade do relacionamento e o comprometimento.
Administre conflitos - O que falta nas empresas é uma