DESAFIO PROFISSIONAL
Universidade Anhanguera-Uniderp Sumaré-SP
Curso: Letras 2º Bimestre
Disciplina: LTR – Teoria Literária 1
Aluno: Leandro Nogueira Diademi
RA: 2745616578
Tutora de Curso: Profa. Laís Helena Nantes Barbosa
Monte Mor, 25 de Maio de 2015
DA IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE OUTRA LÍNGUA (INGLÊS)
O inglês é a língua internacional do mundo de hoje, o que quer dizer que, supostamente, todos os países do mundo deveriam aprendê-la como segunda língua neste século (21), assim como foi a nossa realidade no passado recente (séc. 20). A consequência que vemos no presente, e que já aponta o futuro, é que cada vez mais saber inglês é importante para conseguir um emprego simples, comum (sem requerer a formação superior), assim como o emprego de secretária ou de atendente em uma loja em um Shopping Center por exemplo.
Não existem, então, profissões em que seja maior ou menor a necessidade de aprender inglês, porque todas as profissões de hoje em dia requerem do profissional algum conhecimento da língua (formal ou informalmente). Existem, no entanto, profissões em que ser proficiente na língua (capaz de falar inglês de forma próxima à que fala um falante nativo) são capacidades curriculares de um profissional bem preparado. Dentre elas encontram-se todas as profissões que envolvam negócios financeiros, principalmente transações de comércio exterior.
Também um professor de língua inglesa deve conhecer muito bem a língua antes de chegar à universidade, onde desenvolverá a proficiência na língua e o aprendizado de gramática e literatura para o ensino. Em profissões como do Direito ou Administração de empresas, o inglês vem chegando com peso, e é cada vez mais exigido por conta da globalização dos mercados e da economia. Secretárias com curso de formação e trabalhando em grandes empresas, sobretudo, já têm inglês proficiente no currículo. Não são apenas estas as profissões em que falar muito bem inglês é indispensável para se obter sucesso. Há muitas