Desafio Profissional
Passo 1.........................................................................................................01 - 02
Passo 2.........................................................................................................03 - 04
Passo 3.........................................................................................................04 - 05
Referências......................................................................................................06
Passo 01
Serviço Social é uma profissão que em sua trajetória histórica avançou muito quanto ao acúmulo de conhecimentos sobre o seu objeto de intervenção e sobre a natureza da própria profissão. Deixou de ser somente consumidor do saber produzido por outras áreas de conhecimento das ciências sociais e humanas e passou a protagonizar um processo que exige o acompanhamento ordenado e crítico das transformações da sociedade, que certamente rebatem no exercício profissional no dia a dia.
Ao analisarmos a historia do serviço social, observamos que, a partir da década de 1980 o Serviço Social foi marcando um processo de ruptura com o conservadorismo presente na constituição da profissão. Durante esta década, o processo de rompimento com o conservadorismo gerou no interior da profissão uma cultura que reconhece a pluralidade teórico-metodológica, no entanto, fortalece a orientação marxista como direção hegemônica para o projeto ético-político profissional. Esta orientação coloca como valor central os princípios de democracia, liberdade, justiça social e dignidade humana, definidos e explicitados no Código de Ética de 1993 (BRASIL, 1997), marco significativo para a profissão nos anos 90.
A década de 80 marca o reencontro do Serviço Social consigo mesmo, no que diz respeito à busca de estabelecimento de novas bases para a compreensão do seu passado histórico, das particularidades de sua prática na sociedade marcada por relações de classe, da sua relação com o Estado e com as