desafio profissional
Administração
L&Construção
Nome – Sayra Cristine Chagas Lima Vaz
RA - 9675465590
Serie – 2 período –Administração
Anápolis 04 de novembro de 2014
Sumario
Introdução
Desenvolvimento
Propostas de melhorias
Considerações finais
Introdução
Um dos mais importantes setores da economia , a construção civil é essencial para o desenvolvimento de um país , responsável por mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos , de acordo com a SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Porém é a que degrada mais o meio ambiente , pois o material que se usa na construção e retirada da natureza, desde a produção até o finalização da obra.
A construção civil é a que mais gera resíduos , sendo duas vezes maior que o lixo urbano , com isso esses entulhos se misturam com outros lixos, pois não tem o desacate correto e nem fazem a reutilização que poderia diminuir o impacto ambiental.
A produção de materiais de construção é, ainda, responsável por poluição que ultrapassa limites tolerados em poeira e CO2. O processo produtivo do cimento necessariamente gera o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa. Para cada tonelada de clinquer (componente básico do cimento) produzido, mais de 600 kgA de CO2 são lançados na atmosfera. Junte-se o sedimento ambiental da produção de outras indústrias com o crescimento mundial da fabricação de cimento, o resultado é que a participação do insumo no CO2 total mais que dobrou no período de 30 anos, entre 1950 e 1980. Outros materiais usados em grande escala têm problemas similares.
“Hoje, aproximadamente 40% da energia mundial são consumidas pelos edifícios”, diz Scillag, explicando que o