Desafio Profissional
Tema 7: Consumo e Indústria de Massa
Autor: Tarcisio Torres Silva
Como citar este material:
SILVA, Tarcisio Torres. Ciências Sociais: Consumo e Indústria de Massa. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014
Como sabemos, boa parte da vida das pessoas gira em torno do consumo. Ele faz parte do cotidiano das pessoas, da forma como se constituem enquanto indivíduos e também é intensamente vivido durante as horas de lazer das pessoas.
Nesta aula, veremos a relação existente entre consumo e produção. Observaremos que essa é uma relação bastante antiga, mas que foi se aprimorando com o passar do tempo, a partir do desenvolvimento e da profissionalização das indústrias, assim como da publicidade e das técnicas de marketing.
O Desenvolvimento da Sociedade de Consumo
No século XIX, Karl Marx demonstrou a intrínseca relação existente entre o consumo e a produção.
Para o autor, a produção em si já é uma forma de consumo, pois existe a utilização de matéria-prima, energia e as forças vitais do trabalhador. Esse tipo de consumo é chamado de consumo produtivo.
Esta descrição é importante, pois nos permite compreender que o consumo pode ser entendido como a destruição daquilo que foi produzido. Porém, como afirma Cristina Costa (2010), se a produção é consumo, então o consumo também é produção. Um exemplo é o consumo de alimentos. Muitos dos nutrientes consumidos se transformam no próprio corpo do consumidor.
É assim que a relação entre produção e consumo se estabelece. Não há produção sem consumo, e não há consumo sem produção.
Neste mesmo contexto, Marx fala em “fetiche da mercadoria”. Esse conceito refere-se a uma espécie de visão fantasmagórica que ronda o objeto exposto para o consumo. Para entendê-lo melhor, é preciso voltar às bases da produção de bens na sociedade industrial. Devemos lembrar que ela é fundada por uma relação salarial entre o industrial e o trabalhador. O operário vende sua força de trabalho ao industrial em