Desafio matematica anhanguera ead marketing
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Disciplina: Matemática
Prof.Me. Pedro Hiane
Equipe:
2011
Depreciacao e desvalirizacao
1. Acréscimo, Desconto e Depreciação
Os três conceitos são fundamentais para a Matemática Financeira , e são calculados como seguem as fórmulas:
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
O Acréscimo é algo que podemos compreender ,facilmente, como o percentual de aumento de um número, sendo este percentual uma parcela do próprio número em questão. Se queremos aumentar 10% de 900Km, então devemos somar a 900Km 10% de 900 = 900Km + 90Km = 990Km.
Desconto significa retirar um percentual do próprio valor em questão. Se descontarmos 10% de 900Km, então devemos subtrair 10% de 900Km = 900Km - 90Km = 810Km.
Quando vemos a palavra Depreciação, é imporante ter em mente que significa algo muito parecido com o desconto, pois é um ato de diminuição de valor. A grande diferença está na forma operacional de cada conceito. Ao invés de realizarmos uma subtração, ao depreciar um valor estamos realizando uma divisão. Em muitos casos, o ato de dividir pelo fator percentual é exatamente o contrário do acréscimo, e não como o senso comum muitas vezes defende dizendo que o contrário de acrescer é decrescer.
Pegue o valor atual que mostramos de 990Km, e depreciarmos este valor pelo fator de correção de 10%, isto é : (1+10%) = 1,10 ; observe que operacionalmente é o contrário do que foi realizado ao acrescermos 10% deste valor. 990Km / 1,1 = 900Km. Já o desconto simples retornaria um valor de 990Km - 99Km = 891 Km.
O uso do acréscimo dispensa comentários. Já para diferenciarmos o momento em que devemos aplicar desconto com o momento em que devemos aplicar depreciação, não existe uma regra. Saiba que em alguns tipos de aplicações é usual utilizar desconto e em outros a depreciação. Saiba também