Desafio de Planejamento e Gest o em Servi o Social 4
Planejamento e Gestão em Serviço Social
Equipe:
Taguatinga - DF
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Trabalho de desafio em disciplina do 5° semestre do curso de Serviço Social da FACNET – Taguatinga da Faculdade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a obtenção de notas interdisciplinar.
Orientadora: Prof.ª Célia Cristina V. Serra
Orientadora: Prof.ª EAD Mª Kheila Soares
Taguatinga - DF
17/04/2012
Planejamento Educacional
ESCOLA X SOCIEDADE
Primeira interpretação
Segunda interpretação
Terceira interpretação
A educação é responsável pelo bom andamento social: uma boa escolarização produz bons cidadãos; é uma visão conservadora da escola e da sociedade, sendo também reprodutivista; atribui o fracasso à própria pessoa e não às relações de desigualdade existentes na sociedade. A finalidade dessa relação é a harmonia e o consenso.
A educação, como investimento, permite que a sociedade se desenvolva, tendo o papel de formar mão de obra necessária a esse desenvolvimento.
A escola é somente uma função da sociedade, sendo dela o reflexo. Para haver mudanças na escola a sociedade teria que mudar primeiro.
Características dos Educadores de acordo com as Interpretações da
Relação Escola x Sociedade
Conservadores: não distinguem entre a realidade existente e a realidade desejada. Apenas seguem os planejamentos propostos.
Comodistas: percebem as contradições, mas não querem mudanças. Estruturam planejamentos de médio prazo, mas sem alterar a estrutura.
Revolucionários conscientes: analisam a realidade e propõem mudanças, entendendo que a realidade existente e a realidade desejada têm pontos de contato. Chegam ao planejamento político e social, propondo e realizando mudanças. O planejamento é fundamental no trabalho do assistente social, a partir do momento em que conceber a sociedade como um campo de possibilidades de mudanças. O