Desafio analise de investimentos
ANÁLI SE DE I NVESTI MENTOS
Tema 8 -Fontes de Financiamentos Industriais
Profª Rozana Carvalho Pereira
Financiamento é uma operação financeira em que a parte financiadora, em geral uma instituição financeira fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo que esta possa executar algum investimento específico previamente acordado. Ao contrário do empréstimo, os recursos do financiamento precisam necessariamente ser investidos do modo acordado em contrato.
Explique a diferença entre Financiamento e Empréstimo.
Decisões de Financiamento: Determina a combinação ou mix de recursos de curto ou longo prazo, levando-se em conta os custos e suas implicações, bem como os objetivos da organização.
Fontes de Financiamento: Bancos Comerciais; Cooperativas de Crédito; Factoring; Fundos de Pensão; Fundos Mútuos; Bolsa de Valores; Ações de Tesouraria; Bolsa de Mercadorias e Futuro, etc.
PROJETO Um projeto de investimento é um conjunto de gastos em itens de investimento como, por exemplo, máquinas e equipamentos novos, obras civis novas e reformas, montagens, instalações, treinamento inicial das equipes de trabalho,aquisição/ desenvolvimento de tecnologia e de programas de computadores desenvolvidos no Brasil. Além destes itens de investimentos, aos quais chamamos de fixos, um projeto também pode incluir uma parcela de capital de giro para o início das operações, denominado capital de giro associado.
Os projetos de investimento podem ser de três tipos básicos: implantação, ampliação ou modernização. Quando alguém vai abrir um negócio, dizemos que está sendo feita uma implantação; se o negócio já existe e as vendas estão indo bem, o empresário procura aumentar a produção e pode fazer uma ampliação ou expansão, seja no próprio local onde já está instalado, ou em outro; nos casos em que são necessários gastos em investimentos para atualização das instalações e das máquinas e equipamentos, estamos falando de modernização.
A idéia de um