Derramo no Golfo do México
GOLFO DO MÉXICO
Unidade Curricular de Ciências, Tecnologia, Saúde e Ambiente
12 Dezembro 2011
Índice:
Índice de Figuras
Introdução
O presente trabalho pretende fazer uma reflexão crítica ao problema ambiental causado pela explosão da plataforma petrolífera no Golfo do México.
Será feita uma pequena introdução à temática, onde poderemos ver as causas apontadas para o derrame, bem como o que foi feito para o controlar, os principais culpados apontados e o mais grave, ou seja as consequências adjacentes a esta catàstrofe.
A plataforma petrolífera Deepwater Horizon da empresa British Petroleum (BP) na sequência de uma reparação a um poço situado a 64 quilómetros do rio Mississipi sofreu uma explosão no dia 20 de Abril de 2010, que culminou com a morte de onze trabalhadores e com o seu afundamento pouco depois.
A plataforma foi operada pela empresa Transocean e a sua construção custou 350 milhões de dólares.
Nos meses que se seguiram ao derrame de petróleo no Golfo do México apareceram imagens chocantes de aves cobertas de petróleo e golfinhos mortos, mas o que se sabe sobre a dimensão dos danos ambientais do acidente com a plataforma da British Petroleum? O que acontecerá com o petróleo derramado?
Palavras-chave:
Problema Ambiental
Plataforma Petrolífera
Derrame de Petróleo
O porquê da explosão
De acordo com um relatório da BP concluído em setembro de 2010, o acidente começou com um fracasso integrado, que foi seguido por uma falta de controlo da pressão do fluido no poço. O sistema de segurança contra explosões, que deveria vedar o poço automaticamente em caso de perda de controlo, também