dermatologia
Defina epidermopoiese e queratinização:
Epidermopoiese é o processo de transformação da célula da camada basal que é a primeira camada, passando pela camada espinhosa e granulosa até chegarem à sua ultima camada que é as células da camada córnea.
Queratinização é o acúmulo de queratina na células, durante esse processo de epidermopoiese.
Cite as classificações da seborréia:
As seborréias podem ser de quadro primário onde é decorrente de fatores genéticos, e secundário onde há uma dermatopatia primária. Podem ser classificadas morfologicamente em seca quando a descamação é intensa e a pele ressecada, em oleosa quando não há escamas mas observa-se diferentes níveis de hiperqueratose e oleosidade, e finalmente em mista quando há alterações características da seca e da oleosa juntas.
Sistematize o raciocínio clínico para diagnóstico da seborréia em casos em que há prurido e casos em que não há prurido:
Nos casos em que há prurido o clínico deve investigar através de exames complementares se há presença de piodermites ou malasseziose, se presentes, devem ser tratadas pois essas doenças causam prurido e acometem secundariamente à seborréia. Se após o tratamento das piodermites ou malassezioses o animal ainda apresentar prurido pode-se estabelecer que o quadro de seborréia secundário à um quadro de escabiose ou dermatopatia alérgica. Se após o tratamento das piodermites e malassezioses o prurido cessar ou nos casos em que apresenta seborréia e não tem prurido, devem-se investigar doenças que não causam prurido, como demodicioses e dermatoses endócrinas, se não houver nenhuma dessas, fica evidente que pode ser uma genodermatose ou seborréia primária.
Aponte as características clínicas da seborréia primaria:
O quadro se inicia em adultos jovens com aproximadamente dois anos de idade e as raças predispostas são o Cocker Spaniel, Springer Spaniel, West Highland White Terrier, Basset Hound, Setter, Pastor Alemão,