Derivativos M Dulo 4
Especulação: Se por um lado o investidor se livrou do risco de preço usando o hedge, por outro lado alguém assume esse risco, e esse é o especulador. Ele assume os riscos visando realizar lucro, mas arriscando-se, a apurar prejuízos. A ação do especulador aumenta a liquidez e é saudável aos mercados, influenciando as ações aos demais investidores. Eles obtêm ganhos econômicos da diferença de preços de um produto em diferentes mercados.
Quando as ações ganham preço, as opções perdem, e quando as ações perdem preço, as opções estão ganhando.
Sempre deve- se optar pelas operações com melhores margens de risco-retorno, mas mesmo as estratégias contendo os melhores spreads, os menores riscos, as vezes podem se transformar em prejuízos, mudando nas condições de mercado. Por isto, o tamanho das posições nas operações deve sempre ser levado em conta e utilizar os instrumentos a disposição para que seja avaliado o risco das posições.
http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/derivativos/Derivativos_introducao.html http://www3.eco.unicamp.br/cecon/images/arquivos/publicacoes/publicacoes_23_3961167024.pdf http://investmax.com.br/iM/content.asp?contentid=788