depressão
TEMA:
ÁGUA
NOMES: ELIZANDRA BITTENCOURT BRITTO
MAIRA QUADRO RODRIGUES
LUIZA BRASIL
YURI QUADROS
TURMA: 2° G
INTRODUÇÃO
ESTE TRABALHO MOSTRA OS POLUENTES QUE AMEAÇÃO RIOS E MARES ATUALMENTE. E O QUE ESTA SENDO FEITO PARA AMENIZAR ESSE SÉRIO RISCO QUE NOSSO PLANETA ESTA CORRENDO DE UM DIA FICARMOS SEM UMA GOSTA DE ÁGUA POTAVEL PARA BEBER. E OS METODOS QUE JUNTO COM A TECNOLOGIA VEM AJUDANDO A MELHORAR PARA QUE NÃO ACORRA ESSA CATASTROFE NÃO SÓ EM NOSSO PAÍS MAIS EM TODO MUNDO.
QUE TIPOS DE POLUENTES VÊM AMEAÇANDO OS RIOS E AS REGIÕES COSTEIRAS DO BRASIL?
"De todos os males ambientais, a contaminação das águas é o que apresenta conseqüências mais devastadoras. A cada ano, 10 milhões de mortes são, diretamente, atribuídas a doenças intestinais transmitidas pela água. Um terço da humanidade vive em estado contínuo de doença ou debilidade como resultado da impureza das águas, o outro terço está ameaçado pelo lançamento de substâncias químicas na água, cujos efeitos a longo prazo são desconhecidos."
As águas podem ser contaminadas pelos poluentes oriundos de várias origens, tal como: descargas de resíduos industriais, de esgotos urbanos, da atmosfera por precipitação, ou dos solos, contudo, os acidentes com petroleiros são das causas mais importantes de poluição aquática.
Os esgotos urbanos, das fábricas de papel, da indústria alimentar e dos curtumes estão carregados de materiais orgânicos, originando assim a poluição orgânica.
Os compostos orgânicos concentrados na água são uma fonte nutritiva que conduz ao aumento das populações de microrganismos como, por exemplo, bactérias e fungos. Este fenômeno designa-se por eutrofização. Este aumento populacional provoca um consumo elevado do oxigénio dissolvido, criando dificuldades à vida de outras populações, como os