Depresaõ e seus males
A água é considerada um solvente universal, atuando como dispersante de inúmeros compostos orgânicos e inorgânicos das células.
É importante lembrar que a água é uma molécula assimétrica e tem caráter polar (Fig. 1). Sua forma é aproximadamente tetraédrica e muito pequena. Sua estrutura favorece a formação de pontes de hidrogênio e cada molécula de água pode formar duas pontes de hidrogênio.
A água do organismo pode ser de origem endógena ou exógena.
Endógena – É aquela proveniente das reações químicas que ocorrem no próprio organismo, com liberação de água. Exemplo: água liberada durante a síntese de proteínas, polissacarídeos, lipídios e ácidos nucléicos e, ainda, no final da respiração celular.
Exógena - Aquela proveniente da ingestão. Exemplo: água contida nos alimentos ingeridos
A quantidade de água em um organismo depende de três fatores básicos:
Atividade do tecido ou órgão: quanto maior a atividade metabólica de um tecido, maior é a taxa de água que nele se encontra (Ex.: Músculos 83,0%, Ossos 48,2%, Dentina 12,0%).
Idade do organismo: Geralmente, a taxa de água decresce com o aumento da idade. Assim, um feto humano de três meses tem 94% de água e um recém-nascido tem aproximadamente 69%. Espécie estudada: No homem, a água representa 65% do peso corporal; em certos fungos, 83% do peso é de água.
A quantidade de água num organismo desenvolvido não pode variar muito, sob pena de acarretar a morte. Calcula-se que nos mamíferos uma desidratação de mais de 10% já seja fatal.
Cerca de 60% do corpo humano adulto são representados por líquidos. A maior parte desse líquido (2/3) encontra-se dentro das células - LÍQUIDO INTRACELULAR (LIC)- e o terço restante fica nos espaços no exterior das células - LÍQUIDO EXTRACELULAR (LEC).
O LEC permanece em movimentação constante indo