DEPILAÇÃO
É fundamental conhecer a fisiologia do pêlo para, posteriormente, optar pela técnica de epilação mais adequada ao seu caso.
O pêlo é um dos anexos da pele, distribuído em praticamente toda a superfície do corpo com exceção da palma das mãos, plantas dos pés e mucosas.
Os pêlos são delgadas estruturas mortas de substâncias queratinizadas (córnea), de forma cilíndrica, derivada de um anexo da epiderme, o folículo piloso. A queratina é uma substância que fornece proteção a toda superfície do corpo.
O pêlo compreende três partes principais:
1. Haste ou Talo
A parte livre é a Haste ou Talo; é a porção que sai sobre a pele, formada de células queratinizadas; é constituída de células mortas, queratinizadas. A haste é formada por 3 camadas, todas queratinizadas:
a) Epidérmica ou Cutícula: células córneas, transparentes, não pigmentadas, de disposição semelhante às escamas de peixe. É um aglomerado de células sobrepostas, tais como telhas sobre o telhado. A cutícula é composta de queratina, a mesma substância que forma a camada superior da pele. A cutícula não permite que substâncias químicas nocivas penetrem no núcleo do cabelo e protege-o da excessiva evaporação de água. As escamas compõem-se de 3 partes:Endocutícula: região interior, resistente; Exocutícula: região média, frágil; Epicutícula: fina membrana que envolve as escamas
b) Córtex: Células mortas, alongadas e fusiformes. É a área onde está localizada a melanina, que determina o tipo e a cor de cabelo e representa 90% de volume do cabelo.
c) Medula: É constituída pelo empilhamento de células mortas, às vezes separadas por bolhas de ar. Região facilmente penetrável pelos corantes.
2.Raiz
A parte profunda, localizada abaixo da pele, implantada no folículo chamada raiz, constituída de células vivas, divide-se em duas partes: a parte terminal, base mais dilatada (alargada), é o bulbo, a base desenvolvida da raiz, escavado no centro por onde penetra um botão conjuntivo solto