depilação
Onicomicose (micose da unha): A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.
Manifestações clínicas
Existem várias formas de manifestação das onicomicoses. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:
Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.
A paquioníquia congênita (PC) é um rara desordem genética da pele causada por uma mutação em qualquer um dos quatro genes conhecidos como responsáveis pela formação da queratina: K6a, K6b, K16 ou K17.
A doença pode ser hereditária (herdada da mãe que tem PC) ou pode ocorrer de forma espontânea devido a uma mutação genética durante a formação do embrião. Afeta igualmente homens e mulheres e a manifestação mais frequente, o espessamento das unhas, é notado desde o nascimento.
Manifestações clínicas
Entre as alterações características da PC estão:
Unhas espessadas e deformadas, com coloração acastanhada, que se elevam dos dedos (vem daí o nome da doença: paquioníquia);
Leuconíquia: Leuconíquia é um termo médico para a coloração branca das unhas. O branco Leuko e Onyx unha grego.
Embora popularmente acredita-se ser causada pela falta de cálcio , o mais típico é uma lesão ou golpe na base da unha (matriz), onde a unha é formada. Estas colisões são produzidas em unhas enfraquecidas pelo uso de detergentes ou outras substâncias agressivas ou falta na dieta de certos nutrientes relacionados ao nascimento e desenvolvimento adequado das unhas, como o zinco , o ferro , a vitamina B6 e