Departamento de pesquisa e desenvolvimento da solber - mecânica de precisão s.a
A Solber – Mecânica de Precisão S.A. é unia empresa com aproximadamente 700 funcionários e detém 5% do mercado de mecânica de precisão para a indústria automotiva e aeronáutica nacional. O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Solber tem as seguintes características:
• dez engenheiros de diversas especialidades, 23 técnicos de nível médio e um total de 40 funcionários;
• atividade básica: elaboração e execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de mecânica de precisão para as indústrias nacionais, principalmente a automotiva e a aeronáutica. O organograma do Departamento de P&D da Solber é apresentado a seguir:
Você, como consultor da Planos, empresa de consultoria contratada pela Solber, verificou que um dos problemas mais graves enfrentados pelo gerente do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento era uma ausência de informações sobre os estágios dos vários projetos, o que dificultava muito a discussão de projetos de novos produtos, bem como provocava capacidade ociosa e sobrecarga, em certas ocasiões, nos três outros setores (carburadores, bombas injetoras e aparelhos de apoio). Com base na análise preliminar efetuada por você na Solber, o Sr. Carlos Marques, Presidente da empresa, decidiu:
• criar uma unidade organizacional de programação e controle para amenizar os problemas apresentados;
• desenvolver um sistema de informações que possibilitasse a redução de conflitos e agilizasse o processo decisório.
Você não estava totalmente favorável à criação dessa Assessoria de Programação e Controle, subordinada ao Gerente do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, principalmente pela maneira “extremamente ágil” de sua criação e implementação. Você, inclusive, já havia avisado o Presidente que resistências e atritos poderiam surgir. E os conflitos começaram a consolidar-se de forma gritante, a saber:
• O Gerente do Departamento