Densidade de líquidos e calibração de vidrarias volumétricas
DENSIDADE DE LÍQUIDOS E CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS VOLUMÉTRICAS
ITAJUBÁ
Abril de 2012
1 OBJETIVO
Este experimento visa determinar a densidade e temperatura da água e a densidade do álcool na temperatura ambiente, utilizando uma balança de precisão para determinar a massa de cada amostra, e provetas para determinar o volume das mesmas.
2 INTRODUÇÃO
Densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume. Ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume, ou seja, densidade = massa / volume. A sua unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional (SI) é expressa em kg/m³, mas é muito comum ser encontrada com g/mL, e é específica de cada corpo.
Existem dois conceitos de densidade, sendo estes, absoluta e relativa. A primeira é a relação entre a massa de um corpo pelo seu volume, e a segunda, a relação entre a densidade absoluta de um material e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão.
Existe também o conceito de specific gravity que é a relação entre a densidade da água a uma determinada temperatura e sua densidade a 4°C, neste ponto definida como igual a unidade. É geralmente simbolizada pela letra grega minúscula "d ".
3 PARTE EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS E SUBSTÂNCIAS
-termômetro -béquer de 50 mL -balança analítica -pipeta volumétrica de 25 mL -picnômetro de 50 mL -água destilada -etanol -papel toalha
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.2.1 TEMPERATURA
Usando um termômetro, determinamos a temperatura da água destilada e do etanol e anotamos suas respectivas temperaturas.
3.2.2 DENSIDADE DOS LÍQUIDOS
Para determinar a densidade da água, limpamos a superfície do picnometro com papel toalha. Em seguida, pesamos o picnometro de 50 mL em uma balança analítica e anotamos sua massa, depois o enchemos com água destilada e o tampamos, secando sua parte externa,