Dengue
Apesar de ser causada por um vírus, a dengue não é contagiosa, dessa forma não pode ser transmitida de uma pessoa para outra, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos, pois o vírus somente entra em nosso organismo através da contaminação sanguínea.
Os sintomas da Dengue podem ser confundidos com um resfriado ou gripe, mas há algumas diferenças que devem ser levadas em conta. Ela pode se manifestar de duas formas, conhecidas como dengue clássica e dengue hemorrágica. A dengue clássica acontece quando a pessoa contrai a infecção pela primeira vez, apresentando sintomas mais leves, como dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos e febre alta.
A febre começa a baixar a partir do quinto dia e os demais sintomas a partir do décimo dia, por isso nessa forma da dengue é difícil ocorrer complicações, são raros os casos em que os doentes apresentaram sangramento.
Publicidade:
Não há um tratamento específico para este tipo, pois o próprio corpo é capaz de combater a doença, mas durante o tratamento é importante manter repouso, comer alimentos saudáveis e ingerir líquidos, é importante que o doente não receba qualquer medicação, a menos que seja recomendada pelo médico, pois alguns medicamentos ao invés de ajudar ajudam a desenvolver hemorragias no organismo.
Já a dengue hemorrágica acontece quando a doença se manifesta pela segunda vez, assim os sintomas são mais graves. Ela também é perigosa, pois pode ser confundida com uma gripe, pois durante os primeiros cinco dias apresenta sintomas semelhantes ao do tipo clássico.
Mas depois dessa fase o quadro começa a complicar, pois aparecem sintomas