Dengue
Doença das regiões tropicais e subtropicais que ocorre epidemicamente. O dengue estava erradicado do Brasil há cerca de 40 anos. Durante o ano 1986, registraram-se epidemia da infecção nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas e Ceará, tendo notificados cerca de 800 mil casos. A situação atual é grave e os epidemologistas chegam a considerar impossível o controle da doença.
No decorrer do primeiro semestre do ano de 1986, na cidade de Nova Iguaçu, localizaram, numa região chamada de Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, surgiram vários casos de uma estranha doença, que se caracterizava por febre alta e grande prostração das pessoas acometidas. Em pouco tempo, esta enfermidade se alastrou acometendo em torno de 2000 pessoas naquela cidade. Este acontecimento chamou a atenção das autoridades sanitárias que começam a investigar o fato. Após estudos das pessoas contaminadas e exames laboratoriais registrados, chegou-se a conclusão que a doença em questão era a febre Dengue. Nesta ocasião, a disseminação da moléstia já tinha atingido proporções de uma epidemia, tendo sido registrados outros casos em outros lugares da Baixada, bem como Niterói e no Rio de Janeiro. O QUE É DENGUE?
O dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral (quatro sorotipos Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4) e de evolução benigna na forma Clássica e a temida Febre Hemorrágica do Dengue. O agente etiológico do dengue é um arbovirus (transmitido por artrópodes) do gênero Flavivirus, pertencente à família Flaviviridae. Os vetores são Mosquitos do Gênero Aedes, que faz a transmissão pela picada (durante o dia) do mosquito infectado, no ciclo Homem-Aedes-Homem. A transmissibilidade no homem começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o sexto dia da doença (viremia), no mosquito após repasto de sangue, o vírus se localiza nas glândulas salivares, onde se multiplica depois de 8 a 12 dias de incubação, que uma vez infectado, o mosquito assim permanece até o final de sua