Dengue
A dengue só é transmitida através da picada deste mosquito e um indivíduo não pode passar a doença para outro, nem por água ou alimentos. No entanto, se um mosquito Aedes Aegypt que não esteja contaminado com o vírus da dengue picar um indivíduo que esteja com dengue, este mosquito ficará contaminado, e todos os seus ovos poderão transmitir a doença.
Sintomas:
Febre alta repentina, acima de 38,5ºC; Dor de cabeça forte; Dor no fundo dos olhos; Dor em todo o corpo; Pintinhas vermelhas pelo corpo; Desânimo e cansaço extremo.
Caso o indivíduo apresente estes sintomas, em épocas de epidemia de dengue, é aconselhado tomar Paracetamol para diminuir a febre e a dor, além de ir ao médico para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento adequado. É importante buscar ajuda médica, principalmente se o indivíduo já teve dengue ou se, após 3 dias, surgirem: vômito persistente, dor abdominal forte e sangramento no nariz, ouvidos, boca ou intestino. Isso porque esses sintomas indicam dengue hemorrágica.
Prevenção: A prevenção da dengue pode ser feita através da eliminação de água parada, pois é na água parada e limpa que o mosquito põe seus ovos e as larvas se desenvolvem, dando origem a um novo mosquito da dengue. Além disso, deve-se evitar as picadas do mosquito. Por isso, é muito importante: Virar garrafas com a boca para baixo; Colocar terra nos pratos das plantas; Pneus devem ser guardados ao abrigo da chuva; Caixa d'água deve ser sempre coberta; Varrer com a vassoura qualquer poça de água parada no quintal; Piscinas devem ser cobertas; Informar a prefeitura onde estão os terrenos baldios com água parada.
Tratamento: O