Dengue
Tipos:
Aguda: Geralmente assintomática,e com características podendo levar a icterícia crônica,e a cirrose.
Hepatites Virais:
Hepatite A: Altamente contagiosa,porém branda,a transmissão é fecal oral,os sintomas aparecem após 30 dias,pode ocorrer icterícia (60%-25%),não tem tratamento específico,mas existe vacina e não reincidência.
Hepatite B: O contágio é feito pelo sangue,pode evoluir para cirrose,existe vacina.
Hepatite C: Maior problema da saúde pública,a maioria é assintomática,pode levar a cirrose e neoplasia.
Dengue:
DEN V1
DEN V2
DEN V3
DEN V4
Pneumonia
A pneumonia é uma infecção pulmonar causada por diversas espécies de bactérias e, às vezes, por fungos. A bactéria se instala nos pulmões, provocando aumento da secreção de muco e ruptura das paredes dos alvéolos. Os sintomas da doença são febre alta, falta de ar, dores no peito e expectoração de catarro viscoso e, às vezes, sanguinolento. Em geral, atinge pessoas que estão com sua resistência orgânica debilitada.
Tuberculose
Tuberculose é uma infecção causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que se instala geralmente nos pulmões. Os alvéolos pulmonares inflamam-se e sofrem necrose (morte celular). A região necrosada é circundada por um tecido fibroso que limita e isola o foco infeccioso. Em geral, as lesões de uma primeira infecção tuberculosa regridem espontaneamente. No caso de uma reinfecção, pode ocorrer de os focos infecciosos atingirem, além dos pulmões, outros órgãos, causando lesões nos tecidos.
Os sintomas da tuberculose pulmonar são febre, sudorese noturna, fraqueza e perda de apetite e de peso.
A prevenção consiste em evitar o convívio com pessoas doentes e só consumir leite pasteurizado ou adequadamente fervido, pois a bactéria pode estar presente no leite. O tratamento é feito com antibióticos.
Rubéola
Também conhecida como sarampo alemão, a rubéola é uma virose ou doença infecto-contagiosa muito comum no período da infância, mas que também pode ocorrer em