dengue em porto alegre
TRANSMIÇÃO
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectados com o vírus transmissor da doença.
A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.
Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após esta etapa, é que os sintomas da dengue podem ser percebidos.
CARACTERISTICAS E HABITOS DO MOSQUITO TRANSMISSOR
O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.
Costuma evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite
Sintomas da dengue febre alta repentina; dor de cabeça forte; dor no fundo dos olhos; dor em todo o corpo; pintinhas vermelhas pelo corpo; desânimo cansaço.
TRATAMENTOS
O tratamento da dengue é feito com medicamentos como Dipirona e Paracetamol. É importante a boa hidratação; repouso e alimentação leve, de fácil digestão. A dengue é potencialmente grave especialmente quando o indivíduo contamina-se com a dengue pela segunda vez, pois neste caso, existe a possibilidade dele vir a desenvolver a dengue hemorrágica, que pode levar à morte se não tratada adequadamente.
QUANTIDADE DE PE SSOAS INFECTADAS NESTE ANO DE 2013
O número de pessoas infectadas pela dengue em Porto Alegre quase dobrou em uma semana. Subiu de 24 casos confirmados no dia 26 de fevereiro para 42
LOCAIS/BAIRROS DOS REGISTROS
Do total de casos, 24 pacientes contraíram a doença em viagem a outros estados e 18 tiveram contaminação autóctone, isto é, na própria cidade. Entre esses, 11 residem no bairro Partenon, dois no bairro