democracia
Segundo o dicionário Aurélio, democracia é uma “doutrina ou um regime político baseado nos princípios da soberania popular e a distribuição equitativa do poder.” Em outras palavras, é o governo do povo, para o povo, pelo povo, ou seja, é aquele governo no qual o povo, sendo o destinatário do poder político participa, de modo regular, e baseado em sua livre convicção, do exercício do poder.
O conceito de democracia teve origem na Grécia Antiga (na cidade de Atenas, mais especificamente), sendo Péricles seu principal defensor/criador. Os cidadãos, naquela época, reuniam-se em praça publica, ou melhor, na ágora, para discutir assuntos relacionado a política.
A democracia clássica para Biscaretti do Ruffia, funda-se na idéia de autogoverno, no ordenamento jurídico e na opinião pública, ou seja, a disputa pelo poder, no regime democrático, desenvolve-se dentro do que dispõem as normas jurídicas que o garante, intitulando um sistema de governo legitimado pelo povo. Pode-se dizer também, que um governo democrático baseia-se na soberania absoluta da maioria.
Basicamente, existem dois tipos de democracia, a direta e a indireta. Na direta, como é exemplo aquela observada na em Atenas, não havia qualquer intermediação entre os governantes e os governados. Estes, por si sós, reunidos em praça publica (ágora), exerciam o poder político, opinando em diversos setores da vida social A democracia direta, também foi idealizada por Jean Jacques Rousseau em sua obra “Contrato social”. Rousseau, todavia, admitiu a impossibilidade do exercício deste tipo de democracia em pleno século XVII, já que difícil seria, a todos do povo, reunir-se em praça pública.
Diferentemente, na democracia indireta, como ensina BRITO FILOMENO, “ha uma perfeita distinção entre governante e governados, estes apenas escolhem os primeiros, mediante o processo eletivo, que passam a representa-los, sobretudo na votação e mudanças ordenamento jurídico do Estado”. Aqui as decisões políticas são