Democracia
Cidadania (do latim,civitas,"cidade")
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente atrelado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direcção dos negócios públicos do Estado, participando de modo directo ou indirecto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar, seja ao concorrer a cargo público (indirecto). Cidadania, direitos e deveres.
A palavra cidadania é derivada de cidadão, que vem do latim civitas
Na Roma antiga, o conjunto de cidadãos que constituíam uma cidade era chamado de civitate
A cidade era a comunidade organizada politicamente. Era considerado cidadão aquele que estava integrado na vida política da cidade.
Apolítico
Tudo é política, e esta envolve o nosso trabalho, nossa alimentação, moradia, nossa saúde, o meio em que vivemos nossa educação e a nossa vida.
As pessoas "apolíticas" são pessoas sem personalidade. Nas escolas brasileiras não existe nenhuma disciplina que ensine o significado do que é política e também pouquíssimos brasileiros procuram ler sobre o assunto. Justamente pela falta de incentivo e pela imagem que os políticos passam. O máximo que existe é o ignorante político ou o analfabeto. O apolítico é aquele que se contenta em ser sempre dominado e escravizado.
Na hora do voto, os apolíticos não pensam nas consequências. Votam por pedido de alguém, ou, simplesmente porque acharam o candidato simpático, mas se esquecem de analisar a carga do político em que votaram e colaboram cativamente para que o país regrida ao invés de progredir.
História
O conceito de cidadania teve origem na Grécia clássica, sendo usado para designar os direitos relativos ao cidadão, ou seja, o indivíduo que vivia na cidade e ali participava activamente dos negócios e das decisões políticas. Cidadania, pressupunha, portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida em sociedade.
Ao longo da história o conceito de cidadania foi ampliado,