Democracia
O Brasil pode ser qualificado como um país democrático no que se refere a conquistas como liberdade de expressão e de associação, direito de voto e de informação alternativa, direito dos lideres políticos de competirem por apoio, elegibilidade para cargos públicos e eleições livres. No entanto, a respeito da igualdade social em nosso pais, estamos distante de atingi-la.
A desigualdade social vem de muito antes. Nos tempos coloniais, os direitos políticos se restringiam a uma limitada parcela de proprietários de terra, conhecidos como “homens bons”. A associação entre as elites e os direitos políticos se movia em favor da exclusão política. Depois da independência a escravidão foi mantida no Brasil e a instalação do voto censitário, homologado pela nossa primeira constituição, estabeleceu a participação política como uma regalia destinada aos privilegiados. Isso tudo e mais, ressaltaram no que o Brasil vive hoje, crise, fome, desemprego e pobreza: dificuldades de um país que abandona o Estado de Bem-Estar Social com uma enorme desigualdade em sua população. Francisco Weffort, em 1992, classificou a Democracia brasileira como uma Democracia de conflito, com uma sociedade muito desorganizada e dividida entre integrados e marginalizados.
Em tese a democracia seria o melhor sistema de governo, infelizmente não temos homens na política em número suficiente que sejam altruístas, competentes, honestos, bem intencionados, centrados, solidários para