trabalho
A duração do cio pode variar de 15‐21 dias.
O ciclo estral canino é o ciclo reprodutivo da cadela totalmente influenciado pelos hormônios produzidos pelos ovários e consiste em quatro fases:
1. Anestro: Período em que a cadela está normal. Sua duração é extremamente variável;
2. Proestro: Período em que a cadela atrai sexualmente os machos, a vulva fica dilatada (aumentada de tamanho), pode ocorre também um aumento das glândulas mamárias, mas ela se recusa a cruzar e não aceita o macho. Um corrimento vaginal sanguinolento, de origem uterina, sinaliza que a fêmea está iniciando o proestro e esse pode cessar mesmo antes de começar o estro. Pode durar de 3‐17 dias;
3. Estro: Período de cruzamento, onde ocorre a ovulação e é quando a fêmea aceita o macho. Pode ocorrer um corrimento claro ou cor de palha que pode persistir durante toda a fase.
Pode durar de 3 ‐21 dias; 4. Diestro: Tem início com a recusa da cadela a cobertura. A cadela novamente se torna refratária à procriação e menos atraente aos machos, o corrimento vaginal torna‐se mucoso antes de parar e a vulva volta ao seu tamanho original. Pode durar em média 70 dias. É o período de prenhez para as cadelas que foram fecundadas e de gravidez psicológica naquelas que são susceptíveis. No momento onde ocorre o sangramento vaginal, o proprietário pode utilizar calcinhas feitas para as cadelas (e que são vendidas em pet shops) juntamente com absorventes femininos de uso diário, por serem mais finos, a fim de manter a higiene do ambiente e do animal. E isso é bem relevante naquelas cadelas onde o sangramento é bem intenso, chegando a