Democracia
A palavra democracia vem do grego: demos que significa povo. Sendo assim, já se subentende que na democracia quem possui o “poder” é o povo. A democracia é o governo no qual a responsabilidade de poder cívico são exercidos por todos os cidadãos tanto diretamente como através da eleição de seus representantes; eleição esta que é feita de maneira livre e justa, aberta a todos os cidadãos do estado, sendo assim o representante eleito com o apoio do povo.
Segundo Aristoteles, a democracia é a forma de governo. Esse entendimento milenar assim se consservou entre os publicitas romanos e os teólogos da idade media.
Há autores que digam que a democracia é a institucionalização da liberdade. Entende-se que a função da democracia é proteger os direitos humanos fundamentais, bem como o direito a proteção legal igual para todos e a oportunidade do povo organizar e participar na vida política, econômica e cultural da sociedade.
A base da democracia são os princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e também das minorias. Ou seja, qualquer que seja a democracia a ser discutida, sempre respeitará a vontade da maioria, mas sem deixar de proteger os direitos de cada individuo, assegurando que todos tenham a mesma proteção legal e sejam seguros de que seus direitos estão protegidos pelo sistema judiciário.
Porém, nem só de direitos é fundamentada a democracia. Os cidadãos também têm alguns deveres, como por exemplo, o dever de participar do sistema político, assim como respeitas os direitos dos demais cidadãos. Tão logo este seja executado, a tolerância, a cooperação e o compromisso entre o povo estará garantido, já que as democracias reconhecem que para que haja consenso é necessário que haja tolerância, cooperação e compromisso.
Pressupõe-se, portanto, que os princípios da maioria e proteção dos direitos individuais, apesar de parecerem contraditórios, são a base do que designamos por governo democrático; é justo que as minorias, que