DEMANDA POR MOEDA
Textos para Discussão
Nº 183
DEMANDA POR MOEDA: ALGUMAS FORMULAÇÕES TEÓRICAS
Pichai
Chumvichitra
Doutor em Economia pela Universidade de
São Paulo. Pós-Doutorado pela
Universidade de Cardiff
Endereço Postal: Curso de Pós-Graduação em Economia-CAEN
Av. da Universidade 2700- 2º Andar
Bairro Benfica, CEP: 60.000
Tel: (85) 281 37 22
Fax. (85) 243 68887
Fortaleza Ceara e-mail: caen@ufc.br
2
Resumo
Esse trabalho traz várias resenhas teóricas sobre o tema de demanda por moeda dentro da sua definição convencional simples. Seu desenvolvimento em relação a sua função se ilustra melhor sobre os seus determinantes, isto serve como o ponto inicial para compreender melhor quando se trata com a definição mais ampla e modificada de moeda, por exemplo no caso de trabalhar com o conceito de agregação monetária.
Palavras-chaves : teorias de transações, teorias de portfólios, aversão ao risco.
Summary
This paper reviews some theoretical questions regarding to the determination of money demand behaviour, introduced basically beyond the simple conventional definitions.
In relation with its function, its development has illustred clearly about its determinants. This serves as an initial point in learning about money demand when the broad defition concerning with the monetary aggregate has been used.
Key – words : transaction theories, portfolio theories, risk aversion
3
Introdução
Não há decisão de política econômica em qualquer economia que não leve em consideração a questão da moeda: sua forma, seu valor, sua quantidade em circulação, etc. especialmente no curto prazo. Assim como nas questões práticas, nas questões teóricas, a moeda é uma variável que se encontra integrada a todos os modelos econômicos independentemente da
versão
(estocástica
ou
não-estocástica),
e
até
mesmo
independentemente da escola de pensamento econômico que orienta a análise. Não se pode conceber uma economia sem a