Homem e Sociedade
Obg
Pergunta 1
O ser humano pode ser abordado em várias perspectivas (mítica, religiosa, científica, filosófica, científica, do senso comum) porém, nosso foco é próprio ao tratamento científico (antropológico); e isto não quer dizer que este seja superior aos demais modos de ver homens e mulheres, mas, sim, que tem preocupações e encaminhamentos diferentes. Assinale a alternativa concordante a esta afirmação.
Resposta
a.
A ciência, a exemplo da antropologia, oferece certezas e segurança em suas conclusões, pois para o pensamento científico interessado na melhoria de vida das populações, em geral, não pode haver dúvidas, por isso deve apoiar-se nas verdadeiras teorias deterministas.
b.
O senso comum (o conjunto dos saberes cotidianos) é inferior às ciências naturais (físicas, biológicas, químicas) e sociais (antropologia, sociologia, ciências políticas).
c.
Os mitos e as religiões não podem oferecer uma visão racional nem fazer indagações sobre a vida humana e seus sentidos, posto que tais incumbências estejam reservadas à ciências formais.
d.
Os papéis da filosofia e da religião, por exemplo, no que concerne às respostas sobre o ser humano e suas várias dimensões, já foram há muito desmascarados pela ciência, caminho de conhecimento comprovadamente mais adequado que os outros.
e.
Podem conviver as várias visões do humano, pois todas são culturais e devem integrar os significados múltiplos de Homem na ideia ampla de humanidade, que é o objetivo ético do ser humano desde que deixou de ser apenas homo-sapiens.
A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:
a.
O único à imagem e semelhança de Deus.
b.
O fim de um processo evolutivo, que saiu de animais simples e chegou ao seu ápice.
c.
O único animal racional e cultural, o que é comprovado pelos processos de comunicação, inexistentes nos outros seres vivos.
d.
O animal que mais que