demanda,oferta e produtos
A produção de trigo na safra que começa a ser semeada neste mês tem potencial para ser a maior de todos os tempos, com um volume perto de 7 milhões de toneladas.
A área cultivada com o cereal deve crescer 14,2%, para 2.524 mil hectares, segundo projeção da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgada ontem.
A maior expansão ocorrerá no Paraná, que terá cerca de 200 mil hectares a mais com trigo neste ano. A queda superior a 20% no preço do milho em um ano desincentivou o plantio na safrinha, que também foi prejudicado pela seca no norte do Estado.
No Rio Grande do Sul, maior produtor, o bom rendimento que o trigo proporcionou no ano passado ao produtor vai estimular um novo aumento de área, de 6%, para 1,1 milhão de hectares.
Para a Conab, a maior área e a recuperação da produtividade no Paraná, após a quebra de 2013, resultarão na produção de 6,7 milhões de toneladas, um recorde.
O analista Élcio Bento, da consultoria Safras & Mercado, vê potencial para a colheita de 7,57 milhões de toneladas se as condições climáticas forem favoráveis. Para ele, a área cresce 14,9%.
Com a produção maior, a tendência é de aumento no consumo doméstico e de queda nas importações.
Os preços também devem recuar, principalmente no período de intensificação da colheita, a partir de outubro.
O consumidor agradece. O trigo e seus derivados pressionaram a inflação em 2013, influenciados pela alta do dólar e pelas barreiras argentinas à exportação do cereal.
Mais da metade do trigo consumido no Brasil é importado, e a Argentina é um tradicional fornecedor.
C – RESUMO DA MATÉRIA PUBLICADA.
Esta matéria foi publicada pelo jornal folha online indica que o plantio de trigo vai trazer melhores resultados para o Brasil do que no ano anterior, a área do plantio poderá crescer entre 14,2% à 14,9%com esse aumento de área cultivada poderá acontecer um recorde de colheita, mas isso vai depender