Deformações Em Concreto Armado
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Deformações em Estruturas de Concreto Armado
Curso: Engenharia Civil
Turma: ENC3ANRJB Professor: Edézio Antônio Beleigoli
Celina Paula Rodrigues, Guilherme Frederico Meira Costa, Hermes Gonçalves de Oliveira, Paulo César Silva Colares, Simone Cristina Silva Valadares, Suzana Lima de Almeida.
Resumo – Uma das patologias mais instigantes do concreto armado, as fissuras são apresentadas neste trabalho como conseqüência das deformações excessivas oriundas dos carregamentos e má utilização das peças de concreto. A correta aplicação dos cálculos de deformação contribui para encontrar os valores máximos das flechas e suas inclinações a fim de evitar problemas desta natureza. Palavras-chave:, fissuras, deformações, flechas, momento fletor
1. Introdução O concreto de cimento Portland, altamente utilizado na construção civil, é resultado da mistura, em quantidades racionais, de aglomerante (cimento), agregados (pedra e areia) e água. Logo após a mistura o concreto deve possuir plasticidade suficiente para as operações de manuseio, transporte e lançamento em formas, adquirindo coesão e resistência com o passar do tempo, devido às reações que se processam entre aglomerante e água.
Utilizado nas estruturas das edificações, o concreto armado se tornou um dos mais importantes elementos da engenharia Civil e Arquitetura no século XX. Diferencia-se do concreto devido ao fato de possuir uma armadura metálica responsável por resistir bem aos esforços de tração, ao passo que o concreto em si resiste bem à compressão.
Sob ação dos carregamentos e das forças da natureza, o concreto apresenta deformações que podem originar em fissuras, que, dependendo de sua abertura e do ambiente no qual a peça está exposta, podem ser prejudiciais para a estabilidade da estrutura. Assim, devido às deformações, há normas da ABNT que estabelecem regras e características