Definições de MKT
MARKETING.
Msc Michelle Maia Paris mm.parisrp@gmail.com MARKETING: ALGUNS CONCEITOS
A definição de marketing adotada desde 1985 pela Associação Americana de Marketing
(AMA), era: "Marketing é o processo de planejamento e execução de conceitos, precificação, promoção e distribuição de bens, ideias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos dos indivíduos e das empresas". Para Riches (1981) o Marketing está relacionado “as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos. O núcleo desta definição é a ideia da troca ou do intercâmbio de quaisquer tipos de valores entre partidos interessados.”
Para Kotler (1999) marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.
A partir deste conceito, o marketing deve ser compreendido não só no sentido de vender, mas também de satisfazer as necessidades do cliente.
Se um profissional de marketing fizer um bom trabalho de identificação dessas necessidades, desenvolver produtos de valor superior, definir bem seus preços, fizer uma boa distribuição e promoção, esses produtos serão vendidos com muita facilidade.
“O objetivo de marketing é tornar a venda supérflua.
É conhecer e compreender o cliente tão bem que o produto ou serviço sirva... e venda por si próprio”, declara Peter Drucker.
EVOLUÇÃO DO CONCEITO
Existem três orientações ou posturas que concorrem com o conceito de marketing, são elas:
•
Conceito de produção – o foco na produção foi importante no tempo em que se desenvolveram métodos e técnicas industriais que viabilizaram a oferta de bens em larga escala, a preços acessíveis, para consumidores que antes não podiam consumi-los.
•
Conceito de produto – a produção com eficiência e a